Cera com coloração clara, pouco espessa, é muito normal em crianças e não há razões para se preocupar, uma vez que significa que a criança está saudável; nesta fase, quantia cera é maior que nos adultos.
Coloração amarelada, húmida e pegajosa, é comum ser encontrada na fase adulta.
Com uma cor escura significa que este indivíduo transpira comais facilidade que está relacionado com o cheiro que certos indivíduos costumam ter.
Quando está seca e branca é considerado normal, vistos em indivíduos que transpiram menos.
Escura e bem grossa significa que é necessário um acompanhamento médico, pois este tipo de cera pode facilmente entupir o ouvido, causando outros problemas.
A tonalidade preta, castanha ou marrom demonstra estresse, preocupação e irritação sentida pelo indivíduo.
Caso a cera do seu ouvido apresentar coloração sangrenta e necessário buscar ajuda de um médico o mais rápido possível pois ele saberá identificar se seu tímpano está furado e qual tratamento adequado.
Cera com coloração cinza pode significar problemas como eczema ou poeira excessiva na qual o canal auditivo fica ressecado é indicado procurar um especialista.
Caso apresentar escorrimento em grande quantidade pode ser que seu tímpano esteja furado, procure um especialista para avaliar seu caso.