Localizado em uma cavidade na parte baixa do abdômen, o Saco de Douglas também é chamado de “espaço de Douglas”, “escavação reto uterina” ou “bolsa de Douglas”.
“A ruptura de fundo de saco de Douglas é citada no laudo do IML como o motivo da morte de Lívia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos. Ela veio a f4lecer após encontro com Dimas Cândido de Oliveira Filho, o sub-20 do Corinthians”.
A região foi descoberta pelo anatomista escocês James Douglas e recebeu o seu nome. Essa cavidade assume papel significativo no diagnóstico e tratamento de problemas ginec0lógicos e abdominais, como endometriose e acúmulo de líquido na região abdominal, devido a doenças hepáticas.
Especialistas explicam:
O coordenador da disciplina de ur0logia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Cassio Riccetto, diz que essa região normalmente se expande durante a relação, mas o rompimento da mesma não é comum. “O evento de rompimento é raro, porém, quando ocorre, pode haver sangramento no interior da cavidade abdominal”.
“Existem circunstâncias específicas em que a ruptura pode ocorrer e isso está principalmente relacionado a doenças, como procedimentos médicos anteriores no local ou traumas graves nas proximidades”, analisa a ginecologista Carolina Giacometti.
Essa região é fundamental para identificar doenças como por exemplo:
- Feridas e cistos ovarianos
- Miomas e crescimentos pélvicos
- Fluido no abdômen
- Endometriose
- Doença inflamatória pélvica