Máscara de 3 camadas protege 100% contra espirro e tosse, em teste realizado em laboratório.
Especialistas realizaram teste em máscaras com 3 camadas e notaram que ela ganha na resistência contra máscaras que possuem apenas uma ou duas camadas.
A máscara de três camadas blindou 100% as gotículas, tosse e espirros, provando sua eficácia contra outros modelos que não possuem 3 camadas.
Modelos de Máscaras
Antes da crise de saúde que o mundo enfrenta há um ano, pouco falava do uso de máscara aqui no Brasil, contudo, a realidade mudou.
De uma hora para outra, após os primeiros casos surgirem no país, as máscaras passaram a ser um acessório essencial na vida de todos os brasileiros.
E com isso, a indústria e os comerciantes começaram a fabricar diversos tipos e modelos de máscaras, em contrapartida, começaram a surgir as dúvidas sobre quais tipos seriam mais seguras.
Houve um período em que faltaram máscaras cirúrgicas nas farmácias e as máscaras de pano ou tecido ganharam espaço no mercado.
Contudo, algumas máscaras de tecido já tiveram sua eficácia comprometida. As máscaras com apenas uma camada foi comprovada que não tem eficiência para controlar as partículas e gotículas.
Máscaras seguras
Cientistas e pesquisadores comprovaram que as máscaras cirúrgicas são seguras, desde que possuam três camadas de proteção.
De acordo com eles, os aerossóis ficam no ar por muito tempo e se tratando de gotículas contaminada, estar usando uma máscara de três camadas é fundamental para evitar a propagação.
Os testes foram realizados na Universidade da Califórnia, em San Diego, por engenheiros e foi comprovado que as partículas e gotículas grandes, conseguem facilmente adentrar em máscaras que são de uma ou até duas camadas.
Testes realizados
Os testes foram realizados através de um ‘gerador de gotículas’ procedimento que permite a passagem de ventos curtos e longos e após os teste, até mesmo as gotículas grandes conseguiram atravessar as máscaras de uma ou duas camadas.
Os pesquisadores disseram que a máscara de uma camada conseguiu proteger 30% de uma gota de partícula de tosse ou espirros.
A máscara de camada dupla se saiu bem melhor e conseguiu proteger cerca de 91% do volume de uma gotícula.
Entretanto, a máscara que contém três camadas, blindou 100% todos os tipos de partículas, seja de tosse ou espirros.
O estudante contou que a força dos espirro e tosse é capaz de levar as gotículas contaminadas para a máscara de outra pessoa, fazendo com que a gotícula pouse na máscara de uma ou duas camadas e atravesse as barreiras desse tipo de máscara.
O estudo destacou também que as gotículas maiores não permanecem no ar, devido ao seu peso e a gravidade.
Contudo, os aerossóis ou gotículas muito pequenas conseguem permanecer no ar por bastante tempo, podendo contaminar quem passar pelo local onde elas estão.
Além dessas gotículas pequenas ficarem no ar por bastante tempo, elas também são levadas pelo ar por grandes distâncias.