Se a PEC for aprovada, 14 Estados podem congelar salários de servidor, a votação estava prevista para acontecer na quarta-feira, dia 03.
Dados do Tesouro Nacional aprontaram que muitos Estados já teriam condições fiscais para acionar o “botão” de emergência, no que diz respeito ao controle de gastos públicos, como por exemplo, congelar os salários dos servidores.
E de fato existe possibilidade de acontecer o congelamento, já que a proposta está prevista na PEC que tem como objetivo a continuidade do auxilio emergencial.
De acordo com a ementa, a continuação de mais uma rodada do auxilio emergencial visa combater os desempregos gerados pela crise sanitária que enfrentamos.
Situação dos Estados Brasileiros
Segundo um boletim que foi divulgado pelos entes subnacionais, Estados como Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul, Sergipe, Minhas Gerais, dentre outros, já estão com despesas acima de 90%.
O secretário do Tesouro Nacional disse que em 2020 as métricas foram bem fora do contexto habitual, por conta da crise sanitária que o Brasil enfrenta. E com isso, os Estados receberam muita receita do Governo Federal.
O aumento dessas despesas foge da regra de que as despesas cresçam de acordo com a inflação anual. Quando esse aumento de gastos foge da regra, não pode ter aumento de salários públicos, podendo haver o congelamento dos mesmos.
Em contrapartida, o congelamento dos salários fica a critério dos governantes locais, já que é considerado facultativo o acionamento do “gatilho”.
Auxilio Emergencial
O beneficio é sem dúvida uma boa ajuda para os trabalhadores informais que ficaram sem renda até para o sustento básico.
Possivelmente as novas parcelas começaram a ser pagas e isso amenizará a situação causada pela crise de saúde que enfrentamos.
A preocupação de alguns especialistas do mercado financeiro é o “pós auxilio emergencial”, se as pessoas ainda continuarão desempregadas e sem o beneficio.
De acordo com alguns especialistas a economia não vai melhorar da noite para o dia e muitas famílias poderão ficar sem seus empregos, porém, o governo garante que a economia está se reerguendo da queda que houve no ano passado, após o lockdown em praticamente todo território nacional.
Novo Lockdown
Nas redes sociais a gente ver pessoas divididas, umas criam correntes para que não haja fechamento do comércio e outras pedem para que as pessoas fiquem em casa.
Essa é realmente uma questão difícil de opinar não é mesmo? Contudo é obvio que se conseguíssemos nos manter em casa, seria uma das melhores soluções contra a proliferação do vírus, entretanto, algumas pessoas relatam que se ficarem em casa perdem os empregos.
Enfim, o que nos resta é torcer para logo logo todos estejamos vacinados e que tudo possa voltar ao “normal” se é que esse não seja o nosso novo normal, não é mesmo?
E Você, conta pra gente! Você recebe auxilio emergencial? Deixa aqui nos comentários