Não sacou o PIS de anos anteriores? Saiba quando pedir a retirada.

Quase 320 mil trabalhadores que não retiraram o abono salarial de anos passados só terão a permissão de sacar a partir de 31 de março. E o Ministério do Trabalho e Previdência suspendeu no começo do prazo para analisar os valores, que iniciaria no próximo dia 8.

O abono é válido aos meses que foi exercido algum trabalho em 2019, essa solicitação pode ser realizada presencialmente, ou por telefone, até mesmo no aplicativo ou no e-mail. De acordo com o ministério, quase R$ 208,5 milhões que não foram retirados por 320.423 trabalhadores que deveriam ter realizado o saque até 30 de junho,2021.

Quem escolher pelo saque presencial deverá comparecer em um das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência solicitar a abertura de recurso administrativo para o valor ser enviado novamente à Caixa Econômica Federal, no Programa de Integração Social (PIS), como também no Banco do Brasil, em se tratando do Programa do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Contudo, a solicitação também pode ser realizada pela central Alô Trabalhador, usando o telefone 158. Também é possível realizar os procedimentos, através do e-mail, enviando a solicitação de recurso administrativo para o endereço de e-mail trabalho.uf@economia.gov.br. Prestem atenção, o “uf” deve ser trocado pela sigla do estado onde a pessoa reside.

Por fim, o pedido pode ser feito pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser instalado em celulares dos sistemas iOS e Android .