Tripofobia, também chamado de “Medo de buracos”, é o nome dado a um medo ou aversão por imagens ou itens que possuem buracos ou padrões irregulares, caracterizado como um transtorno psicológico.
Um indivíduo com essa condição pode, por exemplo, sentir-se muito desconfortável ao ver imagens com pequenos buracos aglomerados na pele, madeira, plantas, esponjas ou até mesmo favos de mel. Apesar de ainda não ser reconhecida como uma doença, a tripofobia tem sido cada vez mais estudada alcançando a visibilidade de diversos especialistas.
Num estudo feito em 2013, cientistas de uma faculdade inglesa descobriram que indivíduos com esta condição associam involuntariamente estas imagens a circunstâncias potencialmente perigosas. Eles também descobriram que a aversão mais frequente é aos animais da natureza, como a pele de criaturas venenosas.
Em resumo, o estudo identificou que os indivíduos que sofrem os efeitos da tripofobia não conseguem separar as circunstâncias em que há perigo ou não. Quando confrontado com essas imagens, o reflexo é visto como inconsciente e pode incitar reações incontroláveis.
CONFIRA O VÍDEO: