Uma das provas de que o Coronavírus continua matando pessoas em todo o planeta foi o falecimento do norte-americano Paul Alexander, conhecido como “pulmão de ferro”, que aconteceu nesta segunda-feira (11). Este homem sobreviveu por mais de 70 anos utilizando um aparelho que o ajudava a respirar, após contrair poliomielite aos seis anos de idade.
No final de fevereiro, o administrador das redes sociais de Paul detalhou que ele estava hospitalizado com Coronavírus, descrevendo o que estava acontecendo como “frágil”, conforme indicado por médicos. Paul, formado em direito, também foi autor de livros que retratavam sua história de vida. Na web, ele tinha mais de 300 mil seguidores, fazendo bastante sucesso na plataforma de vídeos TikTok.
Depois de conviver com um aparelho respiratório conhecido como “pulmão de ferro”, que o ajudava a controlar as consequências tardias da poliomielite, o homem do Texas, comprometeu-se a conscientizar o povo sobre a doença.
Paul foi contaminado em 1952, antes da criação da imunização contra a poliomielite. A imunização está disponível gratuitamente em todos os postos de saúde do Brasil e nos mostra o quão importante é estar com a vacinação em dia.
@ironlungman Episode 1 of Convos with Paul! We will be responding to comments and questions about Paul’s life, his polio, and life in an iron lung! Please be positive 😊 #PaulAlexander #poliopaul #ironlung #conversationswithpaul ♬ Chopin Nocturne No. 2 Piano Mono – moshimo sound design