O presidente em exercício, Jair Bolsonaro (PL), estabeleceu neste momento uma metodologia mais calma e silenciosa. Jair Bolsonaro acabou de tomar uma posição contra a sua perda por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dois dias após o segundo turno das eleições. Num pronunciamento de apenas 2 minutos no Castelo de Alvorada, Jair Bolsonaro disse estar excepcionalmente grato aos 58 milhões de brasileiros que lhe deram o seu voto.
Jair Bolsonaro não elogiou o seu adversário, Lula da Silva, pela sua vitória e não teve qualquer desejo de responder às perguntas dos colunistas, que se tinham se acumulado no corredor da Alvorada. O parlamentar ficou extremamente abatido após a sua perda por Lula.
Recentemente Bolsonaro encontrou-se com Geraldo Alckmin, vice de Lula em sua candidatura. O arcebispo Dom Paulo Cezar Costa assumiu uma parte vital na discussão entre Bolsonaro e Alckmin. O supervisor tem o objetivo de tornar a nação pacifico.
Geraldo Alckmin encontrou-se com o ministro Ciro Nogueira, que foi escolhido por Bolsonaro para completar a mudança de governos, e Alckmin foi escolhido por Lula.
Como indicado por relatórios, o executivo teria informado ao arcebispo que uma reunião com Lula seria cedo, mas reconheceu a reunião com Geraldo Alckmin. Ainda não se sabe se Bolsonaro realizará qualquer reunião com Lula antes do ano acabar, nem se passará a faixa presidencial.