Empresário, Fábio Baptista compartilhou em sua rede Linkedin uma ação bastante positiva e motivadora, que mudou a vida de um morador de rua.
“Troco um sorriso por um trabalho”
Fábio contou que ao sair de um restaurante se deparou com o morador de rua segurando uma placa que chamou sua atenção: “Troco um sorriso por um trabalho” dizia a placa.
Assim, o empresário resolveu conversar com o morador de rua chamado Alex, durante a conversa, Alex contou que gostaria muito de ter a oportunidade de trabalhar e desse modo mudar sua vida.
Comovido, Fábio não teve dúvidas e logo pediu que Alex fosse ao seu escritório para uma entrevista de emprego.
“Ontem ele era o morador de rua à direita da foto, hoje ele é o Alex à esquerda da foto, com moradia fixa, empregado e com a #dignidade resgatada.” escreveu Fábio em sua rede.
Vida nas ruas
Viver em situação de rua não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é uma realidade dura e difícil de encarar.
É comum andar pelas ruas e encontrar pessoas em situações adversas, em sua grande maioria, sem qualquer esperança para mudar sua realidade.
Não importa o que as tenha levado para viver desse modo e estar passando por isso, são seres humanos que estão vivendo com frio, fome. Enfim, em situação desumana.
É preciso ter empatia
É preciso ter empatia com aqueles que mais sofrem, nos acostumamos a ver pessoas “vagando” pelas ruas sem um abrigo, por isso muitas vezes nem nos importamos, já que vemos tanto, torna-se comum.
Mas existem pessoas como o Fábio, que estão dispostas a olhar para moradores de rua, pessoas em situação de vulnerabilidade com outros olhos e além disso fazer diferente, mudar realidades.
Pessoas em situação de rua
De acordo com o Ipea, o número de pessoas em situação de rua deu um salto e aumentou 140% entre 2012 e 2020, assim, cerca de 222 mil pessoas vivem na rua.
O Ipea ainda fez um levantamento sobre o número de pessoas morando nas ruas durante a pandemia, mesmo com as ações realizadas pelo governo há um crescimento no número de moradores de rua nesse período.
Com o desemprego em alta, a tendência é que tenhamos mais pessoas migrando para as ruas. Em tempos como esses, é preciso nos solidarizarmos e ajudar.
Se espelhem em Fábio, João, Alex e tantos outros que fazem a diferença e não viram as costas para quem mais precisa.
Desse modo, se você tem como fazer algo para melhorar a vida de alguém, nem que seja um momento, faça. São tantas realidades que podem ser mudadas para melhor.
Alex, com certeza está feliz com essa oportunidade que encontrou, afinal, pode agora trabalhar com dignidade, ter um novo lar. Enfim, uma vida transformada! Parabéns ao Fábio pela atitude.