Tendo como sua principal função no corpo humano proteger a pele do canal auditivo de danos externos como água, corpo estranho, infecções e traumas, o cerume, cerúmen ou cera, como é geralmente conhecida pelas pessoas, são produzidas pelas glândulas dos ouvidos.
O acumulo dessa cera em nossos ouvidos geralmente não apresentam sintomas, mas podem causar incômodos como coceira, sensação de ouvido entupido, desconforto e perda da audição. A cera do ouvido serve como uma substância que é produzida no canal auditivo, localizada na parte mais externa do sistema auditivo, entre a membrana timpânica e o orifício da orelha.
Caso você sentir os desconfortos apresentados acima procure um médico especialista para fazer a remoção desta cera. O profissional pode retirar através de aspiração, curetagem ou lavagem, vai depender da gravidade do seu caso. Não faça o procedimento em casa, pois o risco de causar danos irreversíveis são muito grandes. Procure um especialista adequado para cuidar da saúde de seus ouvidos.